sexta-feira, 24 de abril de 2015

CIEL - COMEMORANDO O DIA MUNDIAL DO LIVRO

     O Dia Mundial do Livro e do Direito de autor, celebrado no dia 23 de abril em 100 países, foi instituído pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995, para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca, Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.
A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, "a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humidade" (UNESCO).
    O CIEL, neste dia 23 proporcionou  uma  mostra de diferentes  gêneros textuais para as crianças e demais profissionais da escola entrarem no mundo da imaginação e da informação.
     Quanto mais oportunidades o aluno tiver de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê e ouve.
     Essas leituras, sejam elas um poema, um conto de fadas com príncipes, princesas e castelos, uma notícia de jornal, uma reportagem, uma trova popular etc., são experiências fundamentais para a formação do leitor que gosta de ler e também sente necessidade da leitura.
      Mesmo quando este leitor é uma criança, que não domina a letra, a palavra escrita, é importante que esteja inserido em um ambiente cujo gosto pela leitura é apreciado, partilhado e usufruído em comum, para que desta forma também desenvolva o quanto puder as habilidades da leitura. Lembramos que uma vez por semana no decorrer do ano letivo nossos alunos fazem a troca de livros e estes também possuem o varal literário onde nos intervalos estão sempre em contato com diferentes  textos.




















































       
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário